RUA 53, nº 13 - SESSENTA
Toda terça-feira o bairro Sessenta se ilumina, através do belo trabalho realizado pelo Templo de Umbanda Luz Divivna. A reunião se inicia às 19 horas. (veja abaixo os dias e horários de todas asatividades). Assim que se chega ao Templo somos recebidos com muita atenção e carinho. Uma das trabalhadoras da casa nos oferece uma ficha numerada, indicando qual médium/entidade fará o atendimento, conforme o assistido escolher. Por ordem de chegada, as fichas numeradas indicam a vez de se dirigir ao salão principal na hora do atendimento. A organização já demonstra dedicação e preparo. Na área coberta, antesala do salão principal, toda a assistência se acomoda. Pessoas se cumprimentam, olhares ansiosos são lançados, preces silenciosas são realizadas e todos aguardam o início dos trabalhos da noite_ que parece desde este momento lançar luzes de contentamento sobre nós, provavelmente a Luz Divina. Por volta das 19 horas a palestra se inicia, sendo realizada por um trabalhador da casa ou por um orador convidado. É hora do contato com os ensinamentos evangélicos e de preparo na harmonização do ambiente, para que a gira comece.
A 1ª terça de cada mês é dedicada aos exus e donas pombagiras, já nas semanas seguintes os trabalhos são comandados por pretos-velhos, caboclos e crianças.
Findada a palestra, que dura aproximadamente 40 minutos, no salão principal a corrente de médiuns e cambonos se prepara para o início da gira.
Este templo conta com 50 médiuns, sob a guarda atenciosa, dedicada e democrática da yalorixá Sandra Mara, fundadora e dirigente do Luz Divina, há 9 anos. Os elogios aqui expressos por mim, diante da percepção que tive na visita realizada ao templo foram todos testemunhados e/ou avalizados por médiuns do terreiro. Dentro da linha de Umbanda os trabalhos são realizados sem matança, somente com oferendas aos orixás e guias, conforme as datas festivas, prezando sempre pela caridade e combate à magia negra. Pratica-se a queima de pólvora, para descarga e limpeza energética somente nas giras de esquerda.
Apesar do atendimento ser feito, às terças-feiras, por pretos-velhos, caboclos, crianças ou exus; na gira (restrita aos médiuns) de desenvolvimento (5ª feira) os médiuns têm oportunidade de manifestarem outras energias, pois canta-se para todas as linhas, como: boiadeiro, baiano, marinheiro, povo cigano, etc.
Agora a corrente já organizada, com homens à esquerda e mulheres à direita, dá-se início à defumação. A penumbra do ambiente iluminado pelas velas, a fumaça do defumador e o ritmo do ponto cantado sintoniza toda a assistência num pensamento único de fraternidade. À frente no congá podemos ver Oxalá, Cosme e Damião, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Obaluaiê, representados de acordo com o sincretismo. Um lindo caboclo tem sua firmeza no otá, em lado oposto à firmeza das Almas.
Nos dias festivos, é permitido a participação da assistência na gira de 5ª feira, que é o dia de realização das festas.
Defumação feita, um médium faz o cruzamento do terreiro, outro médium realiza a prece inicial, de mãos dadas todos "num só coração" fazem a Prece de Cáritas, e, se segue ao Hino da Umbanda_ na minha opinião, um momento simplesmente maravilhoso, que aquece a alma e nos confirma, a cada som e letra, porquê e para quê estamos aqui.
Assim a dirigente abre a gira e em sequência os pontos cantados chamam os caboclos de ogum, oxóssi, xangô e pretos-velhos. Entidades na terra e luz nos corações, iniciam-se os trabalhos, para felicidade da assistência, que aguarda com expectativa sua oportunidade de contato "mais íntimo" com a espiritualidade. Aquele que preferir pode optar pelo passe com um dos trabalhadores da casa, onde receberá também o equilíbrio vibratório necessário.
As entidades-chefes do Templo, propagadoras do bem e da caridade são: Vovó Maria Conga, A guerreira Jurema, a dócil Joaninha e o Senhor Tranca Rua.
Especializado no amor ao próximo, maneira pela qual poderíamos definir este terreiro, o Luz Divina comunica a realização de cursos e evangelização, a todos que se interessarem.
Atendimentos realizados. Gira Encerrada.
O Templo de Umbanda Luz Divina agora se prepara para a próxima reunião, mantendo a prática da caridade, em auxílio à espiritualidade.
2ª feira: Curso de Mediunidade e Fundamentos da Umbanda (aberto a todos) às 19:00
3ª feira: Palestra e Gira às 19:00
5ª feira: Desenvolvimento (médiuns)
Sábado: Evangelização (teoria e prática) de 15:00 às 17:00
Irmãos ,
esse é mais um trabalhado de fé,
para aprendermos com ele, e se pudermos,
contribuir para que ele permaneça e nos ajude em nossa caminhada!
Anauê!!!