quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Vovó Cambinda da Guiné

É num cantinho apertado, mas grandioso pela caridade que exerce, que muitas pessoas semanalmente se encontram para receberem as vibrações da Vovó Cambinda da Guiné.
O centro fica na última paralela transversal ao Clube Náutico, no Aterrado; ao fundo de um portão cinza gradeado. Os atendimentos são realizados todas as segundas, quartas e sextas, a partir das 15 horas. Mas os consulentes mais antigos garantem: você precisa chegar cedo se quiser falar com a Vovó antes da noite chegar.

A babalorixá Zizinha trabalha no local há mais de 30 anos e por conta dos atendimentos periódicos, além das sessões mediúnicas que realiza com seus filhos de fé, ainda não consegui entrevistá-la. Entretanto posso adiantar que os atendimentos são feitos somente pela dirigente espiritual da casa, sem cambonagem, apenas com a ajuda voluntária de pessoas amigas que se dispõem a auxiliar.
Salve os pretos e pretas velhas!

Agô!

Umbanda: 101 ANOS



A doação de todo material arrecadado será realizada no dia 15/11/09, a partir das 14 horas (ver endereço acima). Será aceito para doação qualquer item que puder tem serventia para outra pessoa. Aproveite para fazer aquela faxina que está sendo adiada e ajude quem precisa com aquilo que não está lhe fazendo falta.

Comemoramos os 101 anos da Umbanda vivenciando a caridade, buscando a humildade e contemplando as conquistas realizadas ao longo desse centenário.

POVO CIGANO


"O QUE É MEU É DA CIGANA,
O QUE É DELA NÃO É MEU!"

Nos rituais de Umbanda trabalha-se com várias falanges e, dentre muitas, o povo cigano é uma delas. São entidades maravilhosas que, com a força dos elementais e portanto trabalhando a energia dos elementos natuarais, promovem, na caridade, muita beleza. Com suas magias e curas, auxílios e proteção, nos ensinam valores éticos e morais que dão suporte à vida, para que ela seja sempre edificante.

Pelos meus caminhos também tive a oportunidade de conhecer uma professora de dança cigana (A) que encanta com seus passos marcantes e com sua beleza...cigana! Estou fazendo aula de dança com ela e me vejo, entre giros e bailados, erros e acertos, sendo iluminada por esta fascinante cultura: de la gente gitana!

Mais um pontinho positivo para a desmistificação das culturas que sofrem opressão e são marginalizadas pelo preconceito!

Quem tiver a oportunidade de conhecer a cultura milenar desse povo que contribuiu tanto para a formação de outros povos, para a transmissão de conhecimentos magísticos, para a evolução dos empreendimentos comerciais e para o fortalecimento da egrégora divina positiva, através de suas canções, rituais e tradições, não deixe de fazê-lo!

Neste viés recomendo a dança cigana também a todos. É simplesmente fascinante.

Preciso fazer um adendo também sobre a dança árabe, porque estou fazendo aulas com uma outra professora (AP) que não é menos fantástica em nada.

Parabéns ao povo cigano pela fidelidade na manutenção de suas tradições e pelo trato com as forças da natureza! Parabéns às professoras de dança que incentivam a cultura e a arte!


Optcha! Arriba!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

BRASIL, MOSTRA A SUA CARA!

Olá, irmãos! Hoje resolvi provocar a todos com este título, que é um verso musical muito conhecido do Cazuza. E aí, qual é a sua cara??? Você tem cara de quê??? É verdade que cada um pode ter a cara e o jeito que bem quiser, mas pensando em todos nós como um todo, no coletivo, devemos ter a cara do Brasil, certo?! E pra mim a cara do Brasil é linda e colorida! É isso que as pessoas precisam entender.
Ninguém no Brasil é tão branco ou tão negro, que não possua raiz genética e/ou histórica indígena e vice-versa. Minha pele é clara, diria morena (uma mistura de tudo!...rs), mas com certeza sou "produto" de uma gente negra, de uma gente índigena, de uma gente portuguesa, enfim. Recuso aceitar que todo branco seja tão branco que não possua sangue negro, ou que todo negro não possua sangue branco. Devido a isto, como podem conceber o preconceito? Ter preconceito em relação a um tom de pele é renegar suas verdadeiras origens; brasileiras e miscigenadas. Quem renega à própria Mãe-Terra-Matriz?
Mais do que isto, feliz eu serei quando as pessoas se olharaem e não se enxergarem diferentes. Que o Paulo seja Paulo, e não aquele negro que trabalha naquela coisa. Tenho que concordar que já houve mudança, que hoje presenciamos menos situações racistas explícitas, mas ainda incomoda saber que o problema possa estar enraizado e velado _ como há. Aqui, no Brasil, presenciamos discursos éticos e pacíficos a todo instante, mas onde está o telejornal nacional, de horário nobre, apresentado pela negra? Porque naquela turma, de profissionais qualificados e selecionados, só vejo um negro? Os Estados Unidos têm 15% de negros e elegeram seu presidente! O Brasil tem 50% de negros e são poucos os que se destacam: Taís Araújo, Benedita da Silva, Seu Jorge... No mais o overno segue a fazer cota, discriminando para incluir.
Nesta ótica entendo que tanto o negro, quanto o branco; tanto a Igreja Católica, quanto a Umbanda, fazem parte da formação do nosso povo. Discriminar, ter preconceito, não aceitar ou desrespeitar qualquer dessas vertentes é dar as costas à cultura formativa do Brasil! E "a diferença que há entre os que respeitam a cultura de seu povo e os que não a respeitam é a mesma diferença existente entre os vivos e os mortos!"
Se você não é umbandista, pode pelo menos reconhecer nesta maravilhosa expressão religiosa seu valor cultural e étnico!!! Porque a Umbanda é brasileira, contribuiu de forma significativa para a formação do nosso povo e traz impregnada em seus rituais e atos de caridade toda a beleza e força da cultura brasileira.

Muito axé a todos! Anauê!

domingo, 4 de outubro de 2009

DIA DA UMBANDA


Salve, irmãos!!!


Mês que vem comemoraremos o 101º aniversário da Umbanda. Precisamos nos preparar! O que podemos fazer??? No Paraná foi instituído o DIA COMUM, que acontecerá pela primeirza vez este ano.


O 1º Dia COMUM - 1º Dia da Comunidade Umbandista do Estado do Paraná, em Curitiba, será um dia inteiro de atividades: gincana cultural, promoção social (arrecadação de alimentos, doação de sangue e de medula óssea), atividades ecológicas, visando a preservação ambiental e outros. No local dos eventos será instalada uma praça de alimentação, onde cada terreiro se responsabilizará pela instalação de uma barraquinha de comida e os recursos arrecadados serão repassados aos templos. Além de tudo isto ainda terá apresentações culturais com as curimbas dos terreiros, exposição de fotos e etc.


Por que não podemos fazer algo parecido por aqui também? Gostaria que todos se mobilizassem para que ano que vem Volta Redonda também possa viver o DIA DA UMBANDA de maneira bem fraterna.


Lembrando a todos também que a Tv Globo está exibindo um programa chamado Sagrado, que discute questões mundiais sob a ótica da religião, e há participação do espiritismo e do que eles chamam de religiões afro-brasileiras. Sagrado é uma coprodução da TV Globo e do Canal Futura, que vai mostrar, a partir de temas atuais, a visão e a interpretação das principais religiões sobre assuntos como violência urbana, liberdade de expressão, meio ambiente, novas famílias, entre outros. Entre os líderes religiosos que participam do programa, estão o Cônego Antônio Mazatto (catolicismo), professor da Faculdade de Teologia N. Sra. Assunção, de São Paulo; o Pastor Israel Belo (protestantismo), da Igreja Batista de Itacuruçá; o Xeique Armando Hussein Saleh (islamismo), membro do Conselho Superior da Mesquita Brasil, em São Paulo; o Rabino Nilton Bonder (judaísmo), da Congregação Judaica do Brasil; Antonio Cesar Perri de Carvalho (espiritismo), diretor da Federação Espírita Brasileira; Valdina Pinto (religiões Afro-brasileiras), do Terreiro Tanuri Junsara, em Salvador; e Lama Padma Santem (budismo), do Instituto Caminho do Meio, Centro de Estudos Budistas Bodisatva, de Viamão, RS.

MUITO AXÉ E ANAUÊ, IRMÃOS!!!

INDIGNAÇÃO



FIQUEI SABENDO QUE...... uma garota do Sul estava fazendo um descarrego orientado pelo seu dito pai de santo, com álccol _ que foi passado em seu corpo nu e estava rodeada de pólvora no chão. Adivinhe o que aconteceu!!!!!???? Fácil, né?! O tal pai de santo atiou fogo na pólvora e no mesmo momento o corpo dela, que estava cheio de álcool, pegou fogo também, sendo totalmente queimado. Entre a insanidade e o acontecido: a moça morreu ali mesmo em questão de minutos...

Irmãos, o que é isso? Umbanda é que não. Graças a Deus este caso não passará sem o olho da justiça dos homens, pois o pai da jovem foi até a delegacia, junto com a mãe aterrorizada (que dizia o tempo todo que nunca concordou com aquele tipo de descarrego) e o pai de santo passou a noite na cadeia.

Que nós possamos dirigir nossos pensamentos aos nossos Orixás, pedindo força a todos que estiveram envolvidos nessa tragédia, inclusive o pai de santo, mas que peçamos também para que as pessoas não sejam amarras de fanatismo. É hora de se viver a Umbanda pés no chão. Que seja linda, mágica e cheia de ritualística, mas racional, fraterna e verdadeira!!!

Anauê!

sábado, 3 de outubro de 2009

RIO 2016!


Estava assistindo a um pronunciamento do presidente Lula sobre a conquista do Rio de Janeiro, como sede das Olimpíadas, em 2016. Uma conquista de todos nós, inclusive. Ele disse que esta conquista nos traz um marco: passamos de um país de segunda "categoria" para primeira. O que gostaria é de traçar um paralelo com nossa amada Umbanda, sem dar vazão à discussão política. Lula disse que apesar de todos as coisas que são ainda necessárias a serem feitas pelo país e no país, esta conquista era muito significativa pois nos coloca no mesmo patamar de outros países ditos de primeira linha. Eu espero ver ainda nesta vida a nossa religião como uma religião de "primeira linha", brasileira como somos. Nós representamos a alma do Brasil, quizá seja ele realmente um país livre pela própria natureza, fora da mão de ferro que impera em muitos lugares. Há muitas dificuldades, mas a cada passo umbandista que damos creio que nos fortalecemos. Um passo após o outro caminhamos até uma nova realidade. Preciso acreditar que logo a Umbanda estará difundida, respeitada e aceita, assim como se diz das religiões de "primeira linha".
E VIVA O RIO! _ que com certeza contou com as vibrações de IEMANJÁ!
AXÉ e ANAUÊ!

ESTEJA ATENTO AO CENSO 2010!

Em agosto de 2010 (na maior parte do país) se iniciará o maior censo que o Brasil já teve. Incluirá itens novos, como a prática religiosa. Caso não tenha citação direta da Umbanda entre os itens, provavelmente haja a opção "outros". É importante marcar posição sempre que pudermos. E não se esqueça de dizer ao recenseador: Eu sou umbandista !
O Censo Demográfico realizado pelo IBGE é um espelho oficial do país e de seus habitantes, com reflexo internacional e que influi na tomada de decisões acerca das políticas públicas.

Acesse: http://mail.mailig.ig.com.br/mail/?ui=1&view=att&th=12729b1b104129ca&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_g6dolp7x0&zw

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

TEMPLO DE UMBANDA LUZ DIVINA

RUA 53, nº 13 - SESSENTA
Toda terça-feira o bairro Sessenta se ilumina, através do belo trabalho realizado pelo Templo de Umbanda Luz Divivna. A reunião se inicia às 19 horas. (veja abaixo os dias e horários de todas asatividades). Assim que se chega ao Templo somos recebidos com muita atenção e carinho. Uma das trabalhadoras da casa nos oferece uma ficha numerada, indicando qual médium/entidade fará o atendimento, conforme o assistido escolher. Por ordem de chegada, as fichas numeradas indicam a vez de se dirigir ao salão principal na hora do atendimento. A organização já demonstra dedicação e preparo. Na área coberta, antesala do salão principal, toda a assistência se acomoda. Pessoas se cumprimentam, olhares ansiosos são lançados, preces silenciosas são realizadas e todos aguardam o início dos trabalhos da noite_ que parece desde este momento lançar luzes de contentamento sobre nós, provavelmente a Luz Divina. Por volta das 19 horas a palestra se inicia, sendo realizada por um trabalhador da casa ou por um orador convidado. É hora do contato com os ensinamentos evangélicos e de preparo na harmonização do ambiente, para que a gira comece.
A 1ª terça de cada mês é dedicada aos exus e donas pombagiras, já nas semanas seguintes os trabalhos são comandados por pretos-velhos, caboclos e crianças.
Findada a palestra, que dura aproximadamente 40 minutos, no salão principal a corrente de médiuns e cambonos se prepara para o início da gira.
Este templo conta com 50 médiuns, sob a guarda atenciosa, dedicada e democrática da yalorixá Sandra Mara, fundadora e dirigente do Luz Divina, há 9 anos. Os elogios aqui expressos por mim, diante da percepção que tive na visita realizada ao templo foram todos testemunhados e/ou avalizados por médiuns do terreiro. Dentro da linha de Umbanda os trabalhos são realizados sem matança, somente com oferendas aos orixás e guias, conforme as datas festivas, prezando sempre pela caridade e combate à magia negra. Pratica-se a queima de pólvora, para descarga e limpeza energética somente nas giras de esquerda.
Apesar do atendimento ser feito, às terças-feiras, por pretos-velhos, caboclos, crianças ou exus; na gira (restrita aos médiuns) de desenvolvimento (5ª feira) os médiuns têm oportunidade de manifestarem outras energias, pois canta-se para todas as linhas, como: boiadeiro, baiano, marinheiro, povo cigano, etc.
Agora a corrente já organizada, com homens à esquerda e mulheres à direita, dá-se início à defumação. A penumbra do ambiente iluminado pelas velas, a fumaça do defumador e o ritmo do ponto cantado sintoniza toda a assistência num pensamento único de fraternidade. À frente no congá podemos ver Oxalá, Cosme e Damião, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Obaluaiê, representados de acordo com o sincretismo. Um lindo caboclo tem sua firmeza no otá, em lado oposto à firmeza das Almas.
Nos dias festivos, é permitido a participação da assistência na gira de 5ª feira, que é o dia de realização das festas.
Defumação feita, um médium faz o cruzamento do terreiro, outro médium realiza a prece inicial, de mãos dadas todos "num só coração" fazem a Prece de Cáritas, e, se segue ao Hino da Umbanda_ na minha opinião, um momento simplesmente maravilhoso, que aquece a alma e nos confirma, a cada som e letra, porquê e para quê estamos aqui.
Assim a dirigente abre a gira e em sequência os pontos cantados chamam os caboclos de ogum, oxóssi, xangô e pretos-velhos. Entidades na terra e luz nos corações, iniciam-se os trabalhos, para felicidade da assistência, que aguarda com expectativa sua oportunidade de contato "mais íntimo" com a espiritualidade. Aquele que preferir pode optar pelo passe com um dos trabalhadores da casa, onde receberá também o equilíbrio vibratório necessário.
As entidades-chefes do Templo, propagadoras do bem e da caridade são: Vovó Maria Conga, A guerreira Jurema, a dócil Joaninha e o Senhor Tranca Rua.
Especializado no amor ao próximo, maneira pela qual poderíamos definir este terreiro, o Luz Divina comunica a realização de cursos e evangelização, a todos que se interessarem.
Atendimentos realizados. Gira Encerrada.
O Templo de Umbanda Luz Divina agora se prepara para a próxima reunião, mantendo a prática da caridade, em auxílio à espiritualidade.
2ª feira: Curso de Mediunidade e Fundamentos da Umbanda (aberto a todos) às 19:00
3ª feira: Palestra e Gira às 19:00
5ª feira: Desenvolvimento (médiuns)
Sábado: Evangelização (teoria e prática) de 15:00 às 17:00
Irmãos ,
esse é mais um trabalhado de fé,
para aprendermos com ele, e se pudermos,
contribuir para que ele permaneça e nos ajude em nossa caminhada!
Anauê!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CENTRO ESPÍRITA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

END.: Rua Miguel Pereira, s/n - Retiro.
(ao lado da Rua Pinheiral, paralela com a Av. Retiro)
Reunião: toda 5ª feira às 19 horas
Após a subida íngreme, lá está o Centro Espírita São Francisco de Assis, tímido entre as casas, mas não por isso menos importante ou imponente. Ao entrarmos pelo portão estreito de ferro logo somos tomados pelo cheiro agradável das plantas e ervas que nos recebem e nos levam até a escada que conduz à um andar mais alto _ onde é o salão principal. Salão grande e simples, mas muito acolhedor e simpático; assim como os trabalhadores da casa, que recebem a todos com carinho. Já na entrada vemos o mural com mensagens bonitas e a mesa que ampara uma caixinha de madeira, onde ficam expostos os números para os consulentes (uma espécie de senha). As pessoas que chegam à casa assinam o livro de presença e já pegam o número que simboliza a vez do atendimento, geralmente muito aguardado. Quando o relógio soa 19 horas já sabe-se do início dos trabalhos e o defumador começa a harmonizar o ambiente. O terreiro conta com 4 médiuns na corrente e 2 cambonos, liderados pela dirigente Ignes _ que passou a ter este cargo e responsabilidade após receber esta incumbência do dirigente anterior, que precisou se afastar por motivo de idade avançada e doença. Fundado desde 1958, e federado como instituição formal e legalizada que é, este terreiro com certeza já acolheu muitos corações e muitas dores. Ainda hoje, com muito brilho, permanece fiel aos trabalhos de caridade que realiza.
Começa então a gira de Ogum, que sempre acontece no ínicio de cada reunião, após preces, cruzamento dos filhos com pemba e pontos de abertura. Não há atabaques, mas há beleza e fé, na firmeza com que os pontos são entoados. No congá está Oxalá acima e abaixo Iemanjá entre as espadas de Ogum. No Otá vê-se Xangô e velas de firmeza da casa. Há um ponto riscado no chão, em frente ao congá, feito pela dirigente antes do início da gira, que é saudado por todos os guias e orixás que ali chegam.
Toda última 5ª feira do mês a gira é de caboclo e ao final dos atendimentos, faz-se a gira de esquerda. Nas outras semanas os trabalhos são realizados pelos pretos-velhos e crianças. Lá encontramos Vovó Cambinda, Pai Benedito, Jurema, Mariazinha, Doum e outros... O trabalho é de caridade, não havendo prática de matança, oferenda, amalá, despacho, fundango, amaci, ou qualquer outro ritual.
Toda pessoa que chega ao terreiro é recebida pelas entidades, e só quando o último é atendido é que se encerra a gira. As entidades falam com tanta tranquilidade e tolerância às nossas carências, que parecem não se importar com o tempo. Os dias festivos de Preto-velho e Erê são comemorados com comida servida à assistência e costumam, por isso, ser dias muito alegres.
Ao final dos trabalhos realizados no dia, as portas se fecham, as velas queimam e todos voltam para suas casas, mas somente até a próxima semana, onde toda a magia se reinicia num ciclo constante.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

ATENÇÃO: IMPORTANTE!

Irmãos de fé,

Após algumas tentativas, conseguimos modificar o domínio (URL) do blog.

A partir de 10/09/2009, para acessar nosso blog digite:

umbandavr.blogspot.com
A mudança no endereço do blog foi necessária para sermos mais justos com a proposta deste ambiente virtual e evidenciarmos, também desta maneira, a intenção de que este espaço acolha todos os umbandistas, mas principalmente aqueles que residem em Volta Redonda.
Agradeço a compreensão de todos. Iremos sempre optar pela mudança, quando esta significar melhoria para o desenvolvimento dos nossos trabalhos.
Acessem. Compartilhem. Participem. A força do movimento umbandista em Volta Redonda nasce a cada pensamento fraterno, floresce em cada atitude inclusiva e se fortalece em cada ação praticada com amor e fé.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

INFORME


II CAMINHADA CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA - RJ
DIA: 20/09/2009
A caminhada terá início no Posto 6, em Copacabana, no Rio de Janeiro, à partir das 09 horas. Será, como no ano passado, muito mais do que uma caminhada contra a intolerância, e sim uma bonita e explícita manifestação de fraternidade entre irmãos que professam crenças diferentes.
Participe e contribua para a paz!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PROTESTO


Amigos, você viram o Fantástico? O Luis Fernando Guimarães e a Fernandinha Torres fizeram uma participação especial domingo passado, no Fantástico, ao vivo, para divulgarem a estréa do novo filme deles. Adoro a comédia deles, "la Nelson Rodrigues com Miguel Falabella", mas sinceramente me chateou quando a Fernanda fez AO VIVO uma triste "piada". Ela disse que pra ela ficar mais "animada" é a pombagira que "desce". Como assim? Em defesa da moral das pombagiras eu protesto: as pombagiras NÃO SÃO entidades sexualmente provocantes ou que, enquanto encarnadas, foram prostitutas. Isto é mais um mito criado pelos conservadores, preconceituosos e machistas, bem como dizer que exu é o demônio. Vide que a pombagira ou bombogira, ou ainda pombogira (como preferir) é simplesmente a denominação para o feminino de exu. As entidades que trabalham nesta falange são guerreiros poderosos que muito fazem para nos ajudar, principalmente para nos livrar das amarras que nós mesmos criamos para nossas vidas. E se você já viu uma "pombagira" e ela era mesmo sensual, provocante, desbocada e cheia de vícios: olhe para a pessoa (médium) e faça sua análise. FERNANDA TORRES: a pombagira que você quer que exista, é simplesmente a versão menos pudica e conservadora de você mesma, porque as pombagiras que trabalham na Umbanda são grandes espíritos iluminados. E isso é verdade mesmo: já vi muita gente fazer "coisas inadequadas" e depois colocar a culpa da pombagira. "Ah...eu estava sob influência..." Sejam mais corajosos e admitam seus desejos, ou os escondam, ou os vençam, mas não sejam covardes. Verdade é que os estereótipos mais fortes (gordos, magros, carecas, anãos, etc.) sempre são alvos de piadas, mas a pombagira já têm sofrido demais com essa cultura ignorante, desrespeitosa e machista. Por que a globo não faz piada com o Padre Marcelo Rossi?

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

UMBANDISTA COM MUITO ORGULHO!


De Fernando Pessoa cito hoje que "há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma de nossos corpos e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. E se não ousarmos fazê-la teremos ficado a margem de nós mesmos."
COM GRANDE CONTENTAMENTO nos foi dada a oportunidade de comemorarmos o tombamento da Umbanda. Para quem não sabe, em 21 de julho de 2009, o Governador Sérgio Cabral, decretou a UMBANDA como PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, conforme lei 5514/09. Esta não é a vitória da luta de paz, amor, caridade e compaixão que apoiamos diariamente, mas podemos dizer que foi sim uma importante vitória de uma de suas batalhas. E você?! Qual a postura que você toma diante da Umbanda na sua vida? Vai sempre ao terreiro, adora os pontos, carrega uma guia sempre no bolso ou na bolsa, sabe que exu não é demônio e segue os conselhos da preta-velha, mas ainda assim e com tudo isso, não tem coragem de dizer aos amigos e colegas de trabalho que você é umbandista?

SIGA O PENSAMENTO DO MÊS : Para você obter algo que você nunca teve (respeito!!!), precisa fazer algo que nunca fez (assumir a sua verdade!!!).

Pregamos neste blog o amor à Umbanda e à nós mesmos. Combatemos a intolerância religiosa e assumimos nossa identidade religiosa porque isso nos faz forte, nos torna reais e nos aproxima da oportunidade de desmistificação. Pense nisso!... A vontade de Deus não irá levá-lo aonde a graça Dele não possa protegê-lo.

Umbandista,você??? Sim, com muito orgulho. Umbanda de 7 caminhos diferentes (fé, amor, sabedoria, resignação, caridade, compaixão e alegria) que levam todos ao mesmo lugar_ AO LADO DE DEUS!

Axé e ..... Anauê!.................

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ACOMODAÇÃO X ATITUDE

Parábola da Vaca.

Obrigada, Cell, pela mensagem! Segue abaixo.

Era uma vez um sábio chinês e seu discípulo. Em suas andanças avistaram um casebre de extrema pobreza onde vivia uma família (homem, mulher e três filhos). O sábio e o discípulo pediram abrigo e foram recebidos. O sábio perguntou como conseguiam sobreviver na pobreza e longe de tudo.
_ O senhor vê aquela vaca? - disse o homem. Dela tiramos todo o sustento. Ela nos dá leite que bebemos e transformamos em queijo e coalhada. Quando sobra, vamos à cidade e trocamos por outros alimentos. É assim que vivemos.
- Volte lá, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali em frente e atire-a para baixo.
O discípulo não acreditou.
_ Não posso fazer isso mestre, mestre! Como pode ser tão ingrato? A vaquinha é tudo que eles tê. Se a vaca morer, eles morrem!
O sábio apenas respirou fundo e repetiu a ordem:
_ Vá lá e empurre a vaquinha.Indignado, porém resignado, o discípulo assim o fez.
A vaca estatelou-se lá embaixo.Alguns anos se passaram e num certo dia, moído de remorso, o discípulo abandonoiu o sábio e decidiu voltar àquele lugar. Queria ajudar a família. Ao fazer a curva da estrada, não acreditou no que seus olhos viram. No lugar do casebre havia um sítio maravilhoso, com árvores, piscina, até carro importado e antena parabólica. Perto da churrasqueira adolescentes lindos e robustos comemoravam a conquista do primeiro milhão. O coração do discípulo gelou. Decerto, vencidos pela fome, foram obrigados a vender o terreno e ir embora. Devem estar mendigando na rua, pensou o discípulo.Aproximou-se do caseiro e perguntou se ele sabia o paradeiro da família que havia morado lá.
_ Claro que sei. Você está olhando pra ela.
Incrédulo, o discípulo afastou o portão, deu alguns passos e reconheceu o mesmo homem de antes, só que mais forte, altivo, a mulher mais feliz e as crianças já jovens e saudáveis. Espantado, dirigiu-se ao homem e disse:
_ Mas o que aconteceu? Estive aqui com meu mestre alguns anos atrás e era um lugar miserável, não havia nada. O que o senhor fez para melhorar de vida em tão pouco tempo?
O homem olhou para o discípulo, sorriu e respondeu:
- Nós tínhamos uma vaquinha, de onde tirávamos o nosso sustento. Era tudo o que possuíamos, mas um dia ela caiu no precipício e morreu. Para sobreviver, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. E foi assim, buscando novas soluções, que hoje estamos muito melhor que antes.
Moral da história: às vezes é preciso perder para ganhar mais adiante. É com a adversidade que exercitamos nossa criatividade e criamos soluções para os problemas da vida. Muitas vezes é preciso sair da acomodação, criar novas idéias e trabalhar com amor e determinação.
NÃO SE ACOMODE! SAIBA ENXERGAR O LADO POSITIVO DAS SITUAÇÕES!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

PARA VOCÊ


OBRIGADA A TODOS QUE INCENTIVARAM, APOIARAM, ELOGIARAM E CONTRIBUÍRAM DE ALGUMA FORMA PARA QUE ESTE BLOG EXISTISSE. CONTO COM VOCÊS PARA QUE ELE CONTINUE GANHANDO VIDA!!

JÁ ESTAMOS REGISTRANDO OS DADOS DAS CASAS UMBANDISTAS DO MUNICÍPIO! LOGO DISPONIBILIZAREMOS AQUI O CATÁLOGO DE ENDEREÇOS. É IMPORTANTE QUE ISTO EXISTA PARA QUE A POPULAÇÃO NOS CONHEÇA E RECONHEÇA.

ENVIE O E-MAIL COM DADOS DA CASA QUE DIRIGE OU FREQUENTA PARA QUE POSSAMOS FAZER CONTATO E INCLUÍ-LA NO CATÁLOGO E NA PESQUISA.(VER MSG DE INSTRUÇÃO NO POST AO LADO).

AXÉ!

ANAUÊ, IRMÃOS DE FÉ!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

UNIÃO NA DIVERSIDADE


Anauê, amigos!

Nesta primeira postagem do blog quero expressar meu sentimento de respeito à todas Escolas e Correntes de Umbanda, bem como à todas religiões. Acredito na união das diferenças quando a intenção é fraterna e caridosa. Este espaço tentará ser o mais democrático possível, dentro do que se propõe, ao expor idéias e opiniões. Entendo que a própria diversidade de cultos da Umbanda, é agregadora e não exclusivista. Porque a religião se faz forte como é, exatamente ao permitir a liberdade de fé. Sendo que a Umbanda é também uma expressão de arte, assimilação de cultura, filosofia de vida, defesa da natureza e semeadura de inclusão.

A evolução dos mundos, das raças e das religiões é constante e deve ser acompanhada por consciências sem preconceito, porque só assim é possível adquirir os verdadeiros ensinamentos. Somos todos iguais perante a Espiritualidade e precisamos nos aproximar de sentimentos humildes, para que as vibrações que influem em nossa vida possam ser manipuladas sempre para a prática do bem. A comunidade umbandista muito já conquistou e a cada tempo novo que surge é dado a oportunidade nos posicionarmos positivamente em relação à religião. Aqui falaremos muito de passado e de presente, do que vivemos, do que aprendemos, do que estamos conquistamos, do que precisa ser mudado, mas principalmente, do que queremos para o dia de amanhã.

“A Umbanda é uma idéia que se manifesta em várias linguagens.” (Pai Rivas)
Luz sempre!