domingo, 31 de janeiro de 2010

A importância do estudo


Pra mim é difícil de acreditar, mas houve um tempo em que nada se ensinava sobre a religião de Umbanda, e assim muitos se justificavam dizendo que seus ensinamentos eram um segredo (eró). O fato é que muitos foram preparados (ou "despreparados") desta forma dentro da Umbanda, muitos ouviram estas frases a vida inteira e hoje apenas fazem repetir a mesma frase, acompanhada de um ar de mistério e olhar inquisidor. Mas não somos mais colônia, vivemos em democracia, a lei Áurea foi assinada, não existe censura, etc e etc!!! Caro irmão, se você ainda não sabe que ler é poder, comece a pensar nisso.

Ler é poder ser independente, formular suas idéias, ter suas opiniões, criar seu pensamento de forma sólida e construtiva, ainda que crítico. Ler é poder saber, é participar, é se incluir sem que outro precise fazê-lo por você. O estudo; a leitura; a busca do entendimento, tudo isso leva à compreensão, à distinção, à sensatez!

Por tudo isso devemos estudar, sempre e cada vez mais, sobre a nossa religião, sobre outras, sobre a vida, sobre os mundos, sobre tudo. Estamos na era da informação, a nova geração não aceita mais respostas redundantes. Faço aqui lembrar também que, terreiro onde há a manifestação de espíritos que precisem ser doutrinados devem estar muito bem preparados para este tipo de trabalho, porque os magos negros não se sustentam apenas pelo desejos mesquinhos ou raivosos que deles emanam _ eles estudam, são articulados e inteligentíssimos!!! Por que o médium ainda insiste em pensar que apenas sua boa intenção e o objetivo de servir ao próximo lhe torna apto para enfrentar toda e qualquer situação?!?! Numa ocasião onde houver necessidade de desobsessão ou doutrinação, não queira você acender uma vela e fazer uma oração para que o "amigo" acate aos seus pedidos e se dobre à sua boa intenção. Precisamos evoluir!!! Isso deveria ser um processo muito mais natural e instintivo do que racional.
É muito limitador "não saber", "não conhecer", mas a pior coisa é não querer saber ou não querer conhecer. A pessoa que traz consigo questionamentos terá sempre onde saná-los, basta se dispor a isto. Não fique pra trás!!

Várias casas já adotam, em sua programação, os estudos de forma mais sistematizada, mas se você não tem oportunidade de participar de reuniões como estas, não deixe de ler. Há uma literatura extensa que poderá descortinar os véus dos mistérios à você!

Estudar é preciso e é urgente em nossa religião, tanto para popularizar o conhecimento quanto para termos Umbandistas mais bem preparados. Nada justifica a ignorância com os fundamentos de sua religião, nada justifica o não estudar, nada justifica esta paralisia mental e até espiritual.

Um comentário:

  1. EXERCÍCIO MEDIÚNICO SEM ESTUDO NÃO COMBINA. É NECESSÁRIO QUE O MÉDIUM CONHEÇA O FENÔMENO PARA ENTEDÊ-LO, SABER LIDAR COM ELE. LAMENTÁVEL VER MÉDIUNS QUE DIZEM NÃO ESTUDAR PARA NÃO INTERFERIR NO TRABALHO DOS ESPÍRITOS. PELO CONTRÁRIO, MÉDIUM QUE ESTUDA PROMOVE UMA MAIOR INTEGRAÇÃO COM O ESPÍRITO E POSSIBILITA A ELE UMA FACILIDADE MAIOR DE TRABALHO. MÉDIUNS ESTUDEMOS!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Seu comentário é importante para o debate construtivo.