sexta-feira, 2 de abril de 2010

PONTO RISCADO


Os Pontos Riscados são símbolos gráficos dos quais as entidades/guias incorporados em seus médiuns/cavalos se servem para determinar sua identificação,e, possuem função mágica, podendo ter diversos significados diferentes.

Conheça abaixo, o significado de alguns pontos riscados:

Ondas do Mar – Iemanjá ou Povo do Mar, Risco de Grande Força
Sol – Força Criativa, Luz, Início da Criação
Cruz – Fé Cristã/Almas
Âncora – Esperança
Coração – Caridade/Oxum
Flecha – Vibração de Caboclos/Oxóssi
Raio – Força dos Elementos da Natureza/ Iansã
Tridente – Trabalhos de Magia/Firmeza/Exus
Espada – Vibração de Ogum
Estrela – Povo do Oriente, Alta Magia
Lança, Cachimbo e Bastão – Vibração dos Pretos Velhos
Circulo Evolutivo – Símbolo de Amarração
Lua Crescente – Vibração Magnética da Lua
Machado de Dois Cortes – Povo das Matas, Vibração de Xangô
Cobra – Símbolo de Cura
Cometa – Estrela Guia, Povo do Oriente
Arco – Oxossi e seus Caboclos
Degraus da Ascensão – Evolução pela Fé
Balança – Irradiação de Xangô
Brinquedo ou Desenho – Irradiação de Criança
Chave – Abertura de Caminhos Fechados

Anauê!!

9 comentários:

  1. Gostaria de seu e-mail para contato.
    att,

    Pedro kritski

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pedro.

    Meu contato está no blog (barra a direita):
    umbanda.blog@ig.com.br.

    Anauê!!
    Vivian

    ResponderExcluir
  3. Irmãos,

    Recebi um e-mail do irmão Pedro Kritski que reproduzo abaixo:

    "Olá Vivian,

    Acompanhando o seu blog, vi que postou uma imagem minha, que coloquei no blog que escrevo junto com Renato Guimarães registrosdeumbanda.wordpress.com (http://registrosdeumbanda.wordpress.com/2009/07/11/a-inexistencia-do-culto-ao-orixa-na-umbanda-do-cab-das-sete-encruzilhadas/).
    Gostaria que colocasse a origem da imagem, que foi feita na Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade,e se possível, deixasse claro que as explicações dadas sobre o simbolismo dos pontos riscados, não se aplicam na interpretação da TENSP e da Umbanda do C7E sobre o assunto, já que são muitas as vertentes de Umbanda e consequentemente , muitas os entendimentos sobre os seus diversos assuntos.
    Acredito que com este tipo de política conseguiremos um maior respeito entre as diversas verentes, praticante e à história da Umbanda.

    grande abraço;

    Pedro Kritski"


    Respondo ao irmão Pedro e a todos que acompanham este blog que a imagem foi retirada do Google Imagens (http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch:1&q=ponto+riscado+caboclo+das+sete+encruzilhadas&sa=N&start=20&ndsp=20), onde normalmente não há direitos autorais das mesmas.

    Portanto, desculpe-me irmão, se você se sentiu de alguma maneira lesado. Aqui neste espaço primamos sim pelo culto da diversidade e nunca manifestamos que as idéias expressas são as corretas e sim apenas uma face desta grandiosa Umbanda de todos nós. Tão como acredito que o Caboclo das Sete Encruzilhadas feliz estará em saber que sua missão vem sendo propagada, inclusive num blog tão humilde quanto o nosso, mas que com certeza Ele reconhece as boas intenções que nos norteiam. Esteja à vontade, irmão, para sempre que sentir necessidade manifestar outras opiniões, sobre qualquer assunto.

    Inclusive já deixo nova pergunta: quais são as explicações dadas sobre o simbolismo dos pontos riscados, na interpretação da TENSP? Se possível,nos informe sua fonte.

    ANAUÊ,
    Vivian

    ResponderExcluir
  4. Vivian,
    Agradeço a compreenção.Lembro que a lei de direitos autorais protege sim os blogs e que o google fornece a fonte da imagem em seus resultados de pesquisa.
    Explico que a intenção não era tanto pela referência, mas principalmente pela foto apresentar a mesa de Umbanda, e deixar as coisas mais claras sobre a existência de entendimentos distintos sobre os pontos riscados ( que são,por muitas vezes, antagônicos) dentro do pluralismo dos rituais umbandistas.

    Não posso expôr aqui os simbolismos característicos dos pontos riscados trazidos por Mallet, pois, além de serem muito variáveis e por não conhecer tudo sobre o assunto, muita coisa se perdeu nesses cem anos da TENSP e outras não são divulgadas por motivos de preservação do rito.
    O que posso lhe afirmar, é que o entendimento sobre o assunto,já publicado por diversos autores de Umbanda (que começou com Lourenço Braga em 1942)em muito diverge dos ritos da Umbanda praticada por Zélio de Moraes.
    Faço parte da TESA (Tenda Espírita Santo Antônio ) em Curitiba que está intimamente ligada à TENSP, seguindo assim a Umbanda do C7E.

    um grande abraço;

    Pedro K.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de saber, eu acordei com um ponto riscado na cabeça e contei para minha mãe.
    Nele se encontravam 2 linhas de diagonal paralelas que cruzavam outras dua linhas no sentido contrário(pareciam as ondas do mar bravas), entre elas tinha uma âncora(que parecia ser de oxum mais eu acho que a âncora é de iemanjá por um presentimento)de cada lado da linha tinha 1 flecha parecida com a de oxossi e as firmesas na parte superior do ponto uma de cada lado na direção das flechas e agora parece que tive a continuação do ponto com uma lua na parte superior do ponto entre as firmesas e umas conchinas do lado direito ao lado do ponto!Eu acho que o ponto de certo orixá não foi completo para eu não descobrir na época que vi o ponto qual era o meu orixá mas agora que estou em desenvolvimento parece que esse ponto é de iemanjá ou de oxum você sabe me dizer qual da duas, ou outro orixá pode ser esse ponto?
    Obrigado!
    Que Oxalá te abençoe!

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber de quem é um ponto q sonhei
    como posso fazer? meu e-mail é: scs_araujo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. O ponto riscado é uma particularidade de cada entidade ele diz quem é e de onde vem aquela entidade, os pontos riscado são trazidos pelas entidades no momento certo... Não se deve procurar esse pontos em livros nem net, pois nem sempre o q está lá é da sua entidade... Tem um ditado q diz: "Não há só uma Maria no mundo"... Cuidado até para se buscar conhecimentos tem q saber onde buscar os mesmos... AXÉ

    ResponderExcluir
  8. grande abraço para voce axe.

    ResponderExcluir
  9. gostaria de ver imagens do ponto riscado de iemanja
    ,tens como postar pra q possamos ver...obrigada
    karen

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Seu comentário é importante para o debate construtivo.