sábado, 3 de abril de 2010

OGUNHÊ, MEU PAI! SALVE, OGUM! PATACORÊ!

POR MÔNICA BEREZUTCHI

"No mês de abril, mais precisamente dia 23, é comemorado nos Templos de Umbanda, o dia de Pai Ogum.Orixá da Lei Maior, que rege nossas vidas direcionando, abrindo caminho, quebrando demanda.
Protetor incansável de seus filhos que lutam por um mundo melhor, que ainda carregam dentro de si a moral, a honra, o caráter, a retidão e a lealdade. Palavras essas que a princípio parecem muito fáceis de praticar, mas só quem as pratica de verdade, no mundo em que vivemos, sente o impacto que causa nas outras pessoas, achando que tais atitudes são “falsas”, e que hoje não existem mais pessoas com conteúdos interiores nobres. Por isso, sofrem discriminação, são perseguidas, vilipendiadas e acusadas de querer aparentar o que não são. Com todas essas acusações e através delas, só se sabe realmente quem é de fato um filho de Ogum, aquele que passa por isso, e mesmo assim não se corrompe, não desce seu nível vibratório, não compromete sua espiritualidade, e principalmente não destrói seus princípios.

Pai Ogum tem a liberdade de percorrer os campos da consciência dos seus filhos, aqueles que são verdadeiros manifestadores de suas essências vivas e Divinas. Em suas manifestações, o Orixá Pai Ogum quando ‘incorpora’ em seus filhos traz uma postura de caboclo guerreiro.
O seu elemento é o ferro e suas armas simbólicas são: espadas, lanças e escudos.
Suas pedras são: água marinha, hematita, rubi, magnetita.
Suas cores: vermelho, azul escuro.
Saudação: Ogum Yê! Seus pontos cantados são fortes e marciais.
Os guias espirituais que se manifestam sobre a irradiação de Pai Ogum são: fortes, firmes e direcionadores, tendo como missão trazer a ordem, a disciplina, tanto do ambiente quanto da mente dos médiuns e consulentes.
Temos no sincretismo: São Jorge e Santo Expedito.
Flores: Cravo vermelho, crista de galo, palma vermelha, antúrio, espada de São Jorge.
Ponto de Força: Campo aberto, encruzilhada, estrada e caminhos.
Tudo é regido por uma Lei imutável: a Lei do Criador, que é a ordem das coisas em todos os planos da vida e em todos os níveis consciências. Lei Divina é a Lei Maior, que rege tudo e a todos e conduz para sua senda evolutiva. A Lei da Umbanda é essa Lei de Deus, justa e poderosa. As outras leis estão dento dela: carma, reencarnação, causa e efeito e afinidades.
A Lei Maior é o campo de atuação de Pai Ogum, que ordena os procedimentos, os processos e as normas ditadas pelo Divino Criador, anulando tudo que estiver em desacordo com ela. Quando a Lei quer recompensar, é Ogum quem nos dá. Quando caminhamos rumo à Luz, Ogum está à nossa direita para nos proteger com seus símbolos, escudos e espadas.

Que o escudo de Pai Ogum possa proteger todos àqueles que, trabalham na Umbanda com o objetivo da verdadeira fé, amor e caridade!"

6 comentários:

  1. Olá Vívian! Sou Voltaredondense, mas resido há alguns anos em Minas Gerais. Quero agradecer a você e a todas as pessoas que hoje usam do meio digital sabiamente para esclerecer e desmistificar nossa tão Bela e Sagrada Umbanda.
    Eu, que estou apenas engatinhando no caminho da mediunidade posso dizer-lhe que os artigos, mensagens e entrevistas encontrados aqui muito me têem ajudado e esclarecido. Obrigado!
    Que a PAZ de Oxalá seja uma constante em nossas vidas e que Ogum nos ampare pelos caminhos...
    Grande abraço e muito axé!
    Davi

    ResponderExcluir
  2. Olá, Davi. Seja bem-vindo. Sinta-se à vontade para participar deste NOSSO cantinho da Umbanda. Curiosamente eu fiz o caminho inverso...vim de Minas para Volta Redonda...rs..
    Espero que continue gostando do ANAUÊ!

    Vivian

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian,
    Estou caminhando a bem pouco tempo nas sendas da UMBANDA (frequento uma casa muito séria, entretanto, não existe estudo). Como nasci e me criei no Espiritismo Kardecista e naquela seara a base de tudo é o estudo à luz da Doutrina, gostaria muito de ter acesso a bibliografia mais especifica e séria e, poder também, se possível participar desses cursos que ora são oferecidos por vocês. Como devo proceder?
    Desde já agradeço sua atenção e me coloco a sua disposição.

    Fausto Madeira

    ResponderExcluir
  4. Fausto, seja bem vindo ao ANAUÊ.
    Você é de Volta Redonda mesmo? O curso anunciado aqui "A MAgia Divina das Ervas" é um curso realizado no Templo de Umbanda Luz Divina, assim como o Estudo da Mediunidade e da Teologia de Umbanda _ aqui em Volta Redonda.
    Quanto à literatura umbandista temos muitas obras primorosas e devem mesmo ser lidas e estudadas. Faça contato no e-mail umbanda.blog@ig.com.br para que possamos enviar livros digitalizados à você, se for do seu interesse...
    Abçs,
    Vivian

    ResponderExcluir
  5. Ogum

    Cantavam num tal tempo e canto, um conto,
    Que um moço tendo na aldeia chegado
    Tentou conversar em vão e ficou tonto
    Sem respostas de um povo silenciado.

    O tal moço sentiu-se furioso,
    Por fantasiar aquela zombaria
    Do povo, a quem se mostrou poderoso
    E matou todos com sua artilharia.

    Tempos depois, chegando noutra aldeia,
    Contou o ocorrido para um ancião.
    O velho falou ser coisa na veia
    Do povo, nuns dias, nada dizer não.

    O moço, Ogum, sentindo-se culpado
    jurou proteger todo o injustiçado.

    Fernanda Barros de Matos
    Sociedade do Baobá - (Soneto tipo inglês, 14 versos, três quartetos e um dístico, decassilábicos, ABABCDCDEFEFGG)

    ResponderExcluir
  6. ola, tudo bem ?
    gostaria de saber o que significa cada saudação dos orixas, Ogunhê, odoyá..

    pode me responder no email keko.cris@hotmail.com ?

    obrigado!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Seu comentário é importante para o debate construtivo.