sexta-feira, 26 de março de 2010

CONVITE: VOLTA REDONDA E REGIÃO em foco

APRESENTAÇÃO PÚBLICA

O Projeto de Mapeamento das Casas de Religiões de Matriz Africana do Estado do Rio de Janeiro está em execução à 8 meses e está sendo orientado pelo Conselho Griot, realizado pela PUC-RIO em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR e a Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos - SUPEDIR, além de levantar o quantitativo e o desenho cartográfico das casas de Umbanda e Candomblé presentes no Rio de Janeiro, a pesquisa vem identificando o gigantismo dos trabalhos sociais realizados dentro dos Terreiros com pouquíssima ou nenhuma, em alguns casos, ajuda governamental e de estar realizando o primeiro levantamento oficial de casos de intolerância religiosa do Estado.

No dia 25 de agosto de 2008, na PUC-RIO, com a presença do ministro Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do padre Jesús Hortal, Reitor da Universidade, e de quatorze pais e mães-de-santo, foi oficializado o convênio entre a PUC-Rio e a SEPPIR para desenvolver o projeto Mapeamento de Casas de Religiões de Matrizes Africanas no Rio de Janeiro. O mapeamento começa em outubro, com coordenação do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima) e do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (Nirema). O estudo vem sendo realizado pelo Nirema há seis meses e agora foi escolhido como projeto piloto do programa Terreiros do Brasil, do governo federal. O objetivo principal é enfrentar a intolerância religiosa, que se apresenta como uma forma atualizada de racismo. Com isso, espera-se um fortalecimento das identidades religiosas afrodescendentes e, conseqüentemente, a legalização e visibilidade das casas-de-santo.

No encontro, o ministro Edson Santos afirmou que a sociedade brasileira é produto da diversidade e, portanto, não se pode abrir mão dela. “Hoje, iniciamos o resgate de uma dívida histórica com o povo afrodescendente. Mas não queremos fazer um simples levantamento. Queremos construir mecanismos de fortalecimento e assistência aos terreiros”_ declarou o ministro.


REUNIÃO COM FLÁVIA PINTO E EQUIPE DA PUC-RIO
EM VOLTA REDONDA
FLÁVIA É COORDENADORA DE CAMPO DA PESQUISA DE MAPEAMENTO DOS TERREIROS DE UMBANDA E CANDOMBLÉ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E VEM APRESENTAR-NOS ESTE PROJETO.

PARTICIPE!!!! É MUITO IMPORTANTE QUE TODOS ESTEJAM INSERIDOS NESTE CONTEXTO!


LOCAL : TEMPLO DE UMBANDA LUZ DIVINA
RUA 53, Nº 13 - BAIRRO: SESSENTA
VOLTA REDONDA

DIA: 10/04/2010 - SÁBADO
ÀS 15:00

CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Seu comentário é importante para o debate construtivo.