quarta-feira, 10 de março de 2010

MITO: Umbanda é menos evoluída do que as religiões mentalistas

Irmãos, vamos falar neste post sobre:

* Desmistificação já!
** Umbanda e outras religiões
*** Evolução da Consciência

UMBANDA : Uma religião do AXÉ e da LUZ

Nem mesmo nos assustamos quando o outro diz que a Umbanda é uma religião primitiva em relação à outras, que por sua vez são mentalistas ou não fazem uso de símbolos materiais em suas liturgias. Não nos assustamos porque historicamente, no Brasil, a repressão sempre oprimiu os cultos naturalistas, desde o Império em 1830. Mas ainda precisamos ESCLARECER para que a DESMISTIFICAÇÃO aconteça.

A Umbanda é sim uma religião naturalista e que se utiliza de símbolos (por vários motivos), desde o uso de imagens advindas do sincretismo com o catolicismo, até o uso de velas e ervas como elementos magísticos, entre outros. É através de alguns elementos que há o fortalecimento da energia do corpo físico, através da vibratória energética e cósmica, necessário para "n" situações. As velas, por exemplo, vibram também frequências energéticas, além da função mentalista que exercem. Assim, os fundamentos ritualísticos da Umbanda encontram sua verdade (por conta da própria natureza da religião) nos quatro elementos básicos do Universo (água, ar, terra, fogo). Que, embora conhecida como Umbanda em 1908, através da manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas, com o agrupamento de espíritos "preparados" para militarem astralmente com as roupagens fluídicas respectivas aos arquétipos que hoje conhecemos, é um culto milenar cujas origens se perdem no próprio tempo iniciático das magias. Mesmo assim, a Umbanda é comandada pelos espíritos e só por isso já poderíamos considerá-la "evoluída", dado o alto grau evolutivo destes Mestres da Luz, da Humildade e da Caridade que a tudo dirigem.

A Umbanda não admite mais a falta de conhecimento de seus iniciados, por isso se reveste de estudo, de entendimento, de saberes da física quântica à biologia, que a todo instante sustentam a razão do uso de elementos. NÃO HÁ MISTÉRIO, HÁ EXPLICAÇÃO!

Foi, no entanto, pela simplicidade da Umbanda que muitos marginalizados foram acolhidos, sendo este também um papel fundamental que a Umbanda-Evoluída sempre exerceu: a promoção evolutiva do espírito, com desprendimento do materialismo. Não confundam, pois, o uso de símbolos e elementos com o materialismo, pois por conta disto alguns definem erroneamente a liturgia ou a religião como "atrasada". Qualquer elemento utilizado num ritual, antes de ser algo material, é um instrumento de força magística que recebeu influências espiríticas que o consagraram e o imantaram como ferramenta divina da Luz.

Ao falar em simbologias, o Espiritismo, por exemplo, também se utiliza deste meio ao usar copos com água para fluidificação durante suas sessões. O tipo e a quantidade de material, neste caso, não podem caracterizar diferenças, umas vez que o princípio é o mesmo.

Sobre a escala hierárquica das religiões, não reconhecemos distanciamento no grau de evolução de umas às outras. Cada religião atua, no astral, em uma determinada faixa energética, mas numa disposição diferenciada apenas horizontalmente e não de maneira vertical. A hierarquia é estabelecida apenas entre o grau evolutivo dos espíritos! E a resposta é não! Não, os espíritos que militam na Umbanda não são menos evoluídos por representarem culturas primitivas, como no caso do índio ou do preto-velho, ou periféricas como no caso de outros arquétipos. Já sabemos disso, não sabemos?!

Pai Joaquim de Aruanda sabiamente nos explica que " a Umbanda é como a Medicina", quando compara cada especialidade médica com cada religião. Donde se conclui que, necessidades diferentes requerem orientações diferentes, sem que com isso uma exclua a outra. Embora as religiões sejam diferentes e cada qual tenha sua função, são antes complementares do que antagônicas.

E assim, Pai Joaquim diz que " a função da Umbanda é a de proteger o espírito encarnado", enquanto que o Espiritismo, por exemplo, "trabalha a queixa da vida ativa após a morte e sua ligação com o mundo atual". Seguindo esta orientação, assim também é com todas as outras religiões, pois cada uma tem sua função específica.

Anauê e Axé a todos!!!
Vivian


2 comentários:

  1. QUERIDA AMIGA!!!PARA MELHOR ENTENDIMENTO DOS IRMÃOS QUE ACREDITAM CONHECER A UMBANDA, LHE CONCEDENDO RÓTULOS E TÍTULOS,SEM NEM MESMO TER LIDO OU ESTUDADO ALGO SOBRE A RELIGIÃO UMBANDA. VAI AQUI UM LEMBRETE DE QUE A UMBANDA SI SERVE DA MAGIA DOS ELEMENTOS E SERES DO ASTRAL PARA MELHOR AUXILIAR NA CARIDADE AO PRÓXIMO."A MAGIA É UMA CIÊNCIA QUE AINDA NÃO FOI DESVENDADA PARA O LADO PROFANO DO HOMEM, POIS A MAGIA TEM SEU FUNDAMENTO E FORMÚLA MATEMÁTICA.PARA ENTENDÊ-LA,ESTE HOMEM DEVERÁ SI TORNAR UM INICIADO DOS FUNDAMENTOS MAGÍSTICOS E RELIGIOSOS, NÃO SÓ DA UMBANDA, MAS DE QUALQUER RELIGIÃO QUE SI SIRVA DA MAGIA PARA SOCORRER O SEMELHANTE OU A SI MESMO....POR ISSO VAMOS RESPEITAR MAIS AQUILO QUE NOS TORNA IGNORANTES DO CONHECIMENTO.E ANTES DE ROTULARMOS BUSCARMOS CONHECER SOBRE OQUE ESTAMOS OPINANDO...FÉ À TODOS....MUITO AXÉ PRA VIVIAN....E LEMBRA ESTÁ TUDO ONDE OLORUM (DEUS) DESEJA QUE ESTEJA........SARAVÁ

    ResponderExcluir
  2. A admissão de um novo membro numa nova ordem é quase sempre acompanhada de testes que validam as condições para o que se propõem. Com a UMBANDA não é diferente. Para compreende-la e fazer parte de seu egrégora é preciso ver além da forma que aparentemente simples esconde do vulgo conhecimentos especialíssimos que só se aprende com dedicação e muito esforço.Se ontem o conhecimento era passado de forma oral, hoje já contamos com publicações sérias de pessoas respeitáveis que não deixam a desejar a religião alguma. E mais o resultado dos trabalhos de UMBANDA são reconhecidos por todos que os buscam é recebem ajudas nos mais diversos terreiros e casas pelo Brasil. Isto só já fala por si.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Seu comentário é importante para o debate construtivo.