terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SABEDORIA PARA COMPREENDER


Irmãos umbandistas,

Muito foi dito à respeito de orgulho e preconceito em relação às casas espíritas, seguidoras do Espiritismo, uma vez que alguns de seus dirigentes não permitiam a manifestação de pretos-velhos ou caboclos nas sessões. Fato este que é de conhecimento geral, desde a primeira manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Verdade também é que, muitos centros espíritas atualmente já reconhecem a importância das "entidades de umbanda" e as recebem carinhosamente para auxílio em seus trabalhos. Como também, tantos outros ainda não o fazem. Pois bem, reconhecendo a existência dos processos de ideoplastia, a comunicação permanente dos espíritos entre si, as necessidades terrenas de que os trabalhos em auxílio do próximo sejam feitos, eu lanço um questionamento:

1º) Você concorda que espíritos com a roupagem de médicos, padres, freiras, etc. se manifestem na Umbanda?

2º) Você concorda com a manifestação de "entidades de umbanda" em reuniões de mesa, nos centros espíritas?

3º) É preciso manter a diferenciação da roupagem fluídica que caracterizam os espíritos, conforme o local?
Agora é com vocês!!!

Estudar para aprender, pensar pra evoluir e ter sabedoria para compreender!

3 comentários:

  1. Desculpa a sinceridade, mas a Umbanda de verdade está se perdendo porque algumas pessoas acham que tudo pode ser mudado e acaba virando bagunça. Não concordo com tanta mistura! Cada um no seu lugar. Essa é a minha opinião. Se não quiser publicar meu comentário também vou entender.

    ResponderExcluir
  2. Claro que há diferença entre o espiritismo e a Umbanda, mas não entre os espíritos! É só pensar nisso... Então se no centro espírita pode trabalhar um preto-velho, claro que na umbanda pode trabalhar um médico, mas isso dificilmente ocorre.......porque NÓS humanos PRECISMOS DA DIFERENCIAÇÃO, mas os espíritos não.

    ResponderExcluir
  3. Jorge,
    A sua opinião é válida sim. Todos devemos nos expressar, pois só crescemos quando discutimos idéias, escutamos novas opiniões e as acatamos ou repudiamos, conforme quisermos, mas o debate sadio se faz com a possibilidade de manifestação das mais diversas opiniões, para que cheguemos à uma conclusão, preferencialmente pautada pelo bom senso. Enquanto moderadora do blog sempre tentarei lançar à discussão temas que de fato provoquem a diversidade das opiniões. Continue participando. Eu lancei o assunto e ainda não me manifestei porque não quero influenciar neste tipo de opinião, porque a intenção é que todos se sintam à vontade para opinarem.Você encontrará no blog posts de textos assinados por mim, mas que se referem, ou a assuntos já amplamente discutidos, ou a indignações que tenho que manifestar em defesa da nossa religião.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Seu comentário é importante para o debate construtivo.