quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

NA SUA OPINIÃO com PAI FERNANDO

PAI FERNANDO DE OGUM

Sr. Fernando Guimarães ou Pai Fernando de Ogum é dirigente do TERREIRO DE UMBANDA PAI MANECO (Paraná), que já foi alvo de pesquisa da Discovery Channel, lidera inúmeros filhos de fé que manifestam amor e respeito sincero ao seu comando, autor de Grifos do Passado e moderador do Blog Pai Maneco.

NA SUA OPINIÃO...

ANAUÊ: A Umbanda concorda que é presente a importância energética que os chacras imprimem em nosso corpo físico e psíquico? Caso afirmativo, é possível que uma pessoa promova o equilíbrio de seus chacras sem contar com o auxílio de um médium incorporado?
PAI FERNANDO: estou preparando um novo livro e onde eu falo sobre as influencias dos chacras no espírito e na mediunidade, mas faço isso de uma maneira simples, sem me aprofundar em seus nomes e suas atividades porque acho que isso pertence ao esoterismo. Sabemos que os chacras existem. Às vezes eles ficam deslocados e precisam ser tratados, o que se faz através de vibrações energéticas na Umbanda ou um contato mais direto com a Natureza, como as matas, rios e o mar. A pessoa com os chacras desequilibrados deve andar descalça em cima da terra ou grama.
ANAUÊ: No Espiritismo há um entendimento comum de que todas as pessoas são médiuns, independente do desenvolvimento desta faculdade. Na Umbanda também há este entendimento?
PAI FERNANDO:
Sem nenhuma duvida uma pessoa intermediar uma ligação dos espíritos com o mundo material não é privilegio de ninguém. Todos são médiuns e as faculdades surgem, como vc disse, de acordo com o seus desenvolvimentos.
ANAUÊ: Os guias que se manifestam através do médium umbandista, sempre o acompanharam, desde o seu reencarne?
PAI FERNANDO:
não existe regra sobre isso. Vou falar por mim, trabalho com entidades que estou ligado por encarnações anteriores e também com entidades que conheci recentemente.
ANAUÊ: A revelação da consciência mediúnica aproxima o médium da responsabilidade da comunicação, enquanto instrumento de auxílio dos espíritos, talvez por isso muitos terreiros apóiem o dogma da inconsciência?
PAI FERNANDO:
não quero ser grosseiro, mas não entendo apoiar ou não apoiar uma mediunidade. Se for consciente ou inconsciente, a responsabilidade é a mesma. Eu estou insistindo sempre que posso em atribuir ao médium a parceria da comunicação o espírito. Esse papo do médium gritar, ofender, dizer bobagens e declarar depois que não sabia o que estava fazendo merece o nosso repudio. E mais grave ainda quando parte de pai ou mãe de santo. Não posso deixar de dizer que alguns dirigentes se dizem inconscientes para que seus filhos contem seus segredos.
ANAUÊ: A mediunidade não desenvolvida, ou seja, reprimida, pode causar mal físico ou psíquico ao médium umbandista?
PAI FERNANDO:
depende do controle dessa mediunidade. Se houver consciência dessa mediunidade e o médium procurar manter suas energias em ordem, recebendo vibrações no terreiro, ela não causará nenhum dano. Claro que sempre fica a resposta dentro do nível comum da mediunidade. Em casos excepcionais tem que haver o atendimento principalmente quando pode acontecer a aproximação de espíritos obsessores, mais freqüente nos médiuns.
ANAUÊ:As reencarnações de um mesmo espírito podem oscilar entre o sexo masculino e feminino?
PAI FERNANDO:
não, quem descende de uma energia não pode alterá-la. O masculino sempre será masculino e o feminino a mesma situação.
ANAUÊ: O que fazer para a promoção da desmistificação da Umbanda?
PAI FERNANDO:
para a Umbanda ser desmistificada e atualizada a cultura moderna, a verdade tem que ser falada e a mentira tem que ir para o lixo e os segredos têm que ser revelados. É o que eu tento fazer.
ANAUÊ: Há associação entre Ciência e Umbanda?
PAI FERNANDO: vou responder com um ensinamento do Caboclo Akuan. Ele disse que o espiritismo sempre usou a ciência para provar que ele existe, quando deveria usá-la para evoluir. Sempre que posso chamo os cientistas para nos ajudarem a entender os fenômenos.
ANAUÊ: Os umbandistas, atualmente, têm se preocupado mais com a postura ecológica e social?
PAI FERNANDO:
não pode ser diferente, pois a Umbanda é a Natureza. Fico revoltado quando vejo entregas aos nossos Orixás com vidros, plásticos e sujeiras deixados irresponsavelmente. Socialmente temos varias oficinas que ajudam desde meninos de rua até os bem abastados, mas malcriados. A Umbanda veio para reformar conceitos e culturas erradas.
ANAUÊ: Considerando o fator cármico como desencadeador de dor e sofrimento, para resgaste, podem as pessoas se furtarem disto?
PAI FERNANDO:
o resgate cármico não precisa ser feito com dor. Sofrem só aqueles que relutam em pagar suas dividas. A Umbanda é uma religião que ensina o pagamento do carma e suaviza a sua dor.
CONSIDERAÇÕES FINAIS (PAI FERNANDO):Vivian e todos os que participam deste blog. Todos os preconceitos serão enterrados através de blogs como este e outros que existem por aí. A cultura na Umbanda está cada vez mais presente. Jornalistas, músicos, políticos e pessoas de notabilidade têm declarado abertamente a simpatia pela nossa religião inteiramente brasileira. Continuem a escrever, entrevistar, combater e dar opiniões. É disso que a Umbanda precisa. Axé a todos vcs.
Obrigado, Pai Fernando!

6 comentários:

  1. Andréa Destefani - Colombo-Pr25 de fevereiro de 2010 às 08:24

    Parabéns Vivian!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,Andréa, pela palavras de carinho aqui e no blog do Pai Maneco. Esteja conosco sempre que puder! O ANAUÊ é de todos nós...

    Axé!!

    ResponderExcluir
  3. Pai Fernando como sempre com palavras de sabedoria e sem enrolação... Meu mestre, meu pai de santo querido...
    Muito legal seu Blog Vivian, tenho certeza que trará frutos de conhecimentos aos seus visitantes.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian, gostei muito do blog. Sou do Terreiro do Pai Maneco e adorei a esntrevista e a iniciativa do blog em realizar estas entrevistas. ja adicionei o Anauê no meu blog Psicanálise e Rock 'n Roll e estarei sempre visitando. Boa sorte e muito axé! Desirée

    ResponderExcluir
  5. Pai Fernando obrigado por existir em nossas vidas,prazer imenso em ter tido a oportunidade de conhece lo pessoalmente, pelo sr ser essa pessoa adorável, maravilhosa de amor, compaixão, carísma,humildade..enfim por nos conduzir a evolução..Obrigado Axê...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Seu comentário é importante para o debate construtivo.